A medicina do sono implica em diagnosticar as várias condições relacionadas ao sono e se destina a tratar os distúrbios e o seu impacto na vida das pessoas. É uma subespecialidade de várias especialidades médicas: pneumologia, neurologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, pediatria e clínica médica.

Para diagnosticar os distúrbios do sono, o médico especialista conduz uma avaliação clínica da saúde do sono e das outras questões que podem ter influência sobre o mesmo. O diagnóstico geralmente envolve a tomada de uma história médica pessoal e familiar detalhada, e pode incluir também questionários específicos, diários de sono, exames laboratoriais ou de imagem complementares e exame físico. Os transtornos do sono são identificados e tratados, dos mais comuns aos mais específicos, como: ronco, apneia do sono, insônia, “Jet Lag”, narcolepsia, distúrbios do ritmo circadiano, problemas para conseguir manter uma rotina regular de sono devido a trabalho em escala e as parassonias (pesadelos, terror noturno, sonambulismo, movimentação periódica de membros, bruxismo, enurese noturna, paralisia do sono, distúrbio comportamental do sono REM).

O estudo do sono propriamente dito pode se fazer através de exame de Polissonografia. (https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-o-exame-de-polissonografia-e-quando-fazer/). Ainda existem outros exames como Teste das Múltiplas Latências do Sono, Actigrafia, Teste de manutenção de vigília, a depender do que será avaliado.

Ser um médico especialista em medicina do sono significa ter completado um treinamento adicional no campo da medicina do sono. No Brasil, existe uma prova aplicada para que o médico receba a comprovação de especialidade que é o CERTIFICADO DA ÁREA DE ATUAÇÃO EM MEDICINA DO SONO CONFERIDO PELA ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA _ AMB

Você pode conferir se o seu médico de sono possui esse certificado no seguinte link: https://www.absono.com.br/profissionais-certificados-medicina.html

Faça o download do Diário do Sono

Download

Principais distúrbios do sono

Existem aproximadamente 60 tipos diferentes de distúrbios do sono segunda a classificação internacional de distúrbios do sono (ICSD).

Esses distúrbios do sono são divididos nas 7 categorias a seguir, com alguns exemplos:

INSÔNIA
  • Insônia de curto prazo,
  • Insônia crônica
DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO
  • Apneia Obstrutiva do Sono
  • Apnéia central do sono com respiração de Cheyne-Stokes
  • Apnéia central do sono devido a respiração periódica em alta altitude
  • Apnéia do sono central primária
  • Síndrome de hipoventilação da obesidade
DISTÚRBIOS DE HIPERSONOLÊNCIA DE ORIGEM CENTRAL
DISTÚRBIOS DO RITMO CIRCADIANO DO CICLO SONO VIGÍLIA
PARASSONIAS
DISTÚRBIOS DO MOVIMENTO RELACIONADOS AO SONO
OUTROS DISTÚRBIOS DO SONO
  • Sintomas isolados e variantes normais
  • Fala do sono
  • Ronco sem apneia.